Em Sobrado del Obispo (Ourense), em 2022, foi cedido um centro para o acolhimento de refugiados. É um centro gerido pelas Irmãs, que, na altura, disponibilizavam cerca de 80 locais para refugiados ucranianos e que, atualmente, acolhe refugiados de diferentes nacionalidades. Os programas de acolhimento nestes locais são geridos pela Cruz Vermelha (Ourense) por equipas multiprofissionais.
Estes locais estão integrados no sistema de asilo do governo e fazem parte do mesmo com as respetivas ajudas. Normalmente, a duração da estadia nestes programas varia entre 6 meses e 2 anos, consoante a vulnerabilidade.
Os objetivos do centro são:
– Prestar serviços básicos (alojamento, higiene e alimentação) aos residentes.
– Avaliar a sua situação e possíveis fatores de vulnerabilidade.
– Ajudá-los a adquirir as competências e gestões necessárias para iniciar uma vida autónoma após a saída do Centro de Acolhimento.
– Facilitar o seu processo de aquisição de autonomia na sociedade de acolhimento.
Para isso, o centro dispõe de uma equipa multidisciplinar que aborda os itinerários, tanto das pessoas sozinhas como dos diferentes componentes dos agregados familiares, a partir de todas as perspetivas sociais necessárias para promover a sua independência.
Para além do alojamento e da manutenção, oferece aos residentes outros serviços, tais como assistência social, assistência psicológica, aprendizagem do idioma, formação, interpretação e tradução e aconselhamento jurídico.
Na primeira fase, a tónica é colocada nas atividades de orientação cultural e formativa, com destaque para o ensino do idioma e a formação pré-laboral e laboral, de modo que os destinatários possam ter as competências necessárias para iniciar uma vida independente ou aceder à segunda fase do itinerário nos casos assim estabelecidos nas melhores condições possíveis.