O lazer educativo e comunitário é educação e aprendizagem, bidirecional e participativa, com objetivos, competências e metodologias, tal como acontece noutros sistemas como a escola, mas noutros espaços e tempos. Trabalhando as funções básicas de toda a educação, mas partindo dos interesses e das necessidades de cada pessoa, no nosso caso, das crianças. Abrangem áreas como a música, as artes plásticas, o desporto, o ambiente, o voluntariado, o compromisso com a sociedade, o trabalho em grupo ou o lazer, sem esquecer a perspetiva de género. As disciplinas curriculares subvalorizadas pelo sistema educativo e pela sociedade em geral, como as expressões artísticas ou a atividade física, demonstram o seu valor como suporte da alma e, portanto, da vida.

O lazer educativo e comunitário é convivência, descanso, diversão e desenvolvimento pessoal. Tem uma dimensão lúdica, que é imprescindível para o equilíbrio social, físico, psicológico e emocional da pessoa. A sua dimensão ecológica obriga-nos a olhar para o ambiente e para o seu cuidado, e incita-nos a considerar o impacto que temos na natureza, nos seres vivos, na comunidade. Os centros e as entidades para o lazer educativo são espaços de socialização seguros, com figuras de referência positivas, longe da violência e das atividades de risco. Baseiam-se na participação voluntária, automotivada e gratificante, mas em relação com outras pessoas, diversas, com realidades e experiências diferentes, que permitem a ação educativa e o desenvolvimento comunitário.

Por todas estas razões, e no âmbito das nossas atividades curriculares, partilhamos convosco um dia de lazer da Escola Madre Trinidad do Benim.